O Morubixaba na rota dos navios negreiros

O livro relata a história de uma dedicação à vela e às embarcações como opção de vida, que se conclui com uma bela viagem de cruzeiro pelos mares do Caribe, realizada por um casal e dois amigos. Utilizando uma narrativa simples e dinâmica, na primeira pessoa, relata experiências da navegação oceânica incluindo a prática do uso e conceitos gerais dos multicascos e impressões locais; descreve alguns aspectos físicos, sociais, históricos das regiões visitadas e, sobretudo, da navegação, difundindo meios e rotas alternativas para viabilizar uma viagem num simples catamarã à vela. Além das dificuldades e dos prazeres vividos, o ponto que significativamente distingue essa experiência foi a rota de navegação escolhida, praticamente fora de uso nos dias atuais. 

“Tudo é aventura, e delírio, êxtase. Ler cada página desta viagem nos deixa com uma ancestral saudade do perigo. A brisa que sai das páginas e o cheiro de maresia desperta em nossa alma ímpetos de aventura. Esses marujos divinos Moby, Sérgio, Renato e Inô viveram as aventuras que nós não ousamos viver; essa a divina missão, missão que redime a alma e engrandece o espírito, se eternizando de boca em boca. Esse livro feito de um relato, nos leva com ele em sua aventura, por isso é bom ler e reler para, como personagem, entrarmos na história.” – Jesus Santos – Artista Plástico e Jornalista

Sérgio Marques Nasceu em São Luís do Maranhão em 1956. Teve as primeiras noções da vela praticando em bianas e em pequenos e rústicos multicascos. Participou de competições, foi um dos pioneiros amadores maranhenses a velejar além das fronteiras do estado, aprendeu o desenho e o corte das velas com Gustavo Ferrero, dedicou-se ao conhecimento da construção naval, implementando novas tecnologias. Conquistou, em 1992, o Selo de Excelência pela Bienal Brasileira de Design em Curitiba / PR.

A experiência no mar lhe brindou com saborosas vitórias em regatas nacionais, a comandar entregas de barcos no Caribe e em vários pontos da costa brasileira, a exportar vários de seus barcos produzidos no Maranhão e, sobretudo, lhe permitiu, junto com os seus, traçar sua navegação para onde bem entendesse, num barco de sua autoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bate-Vento-Catamarans-logo-transp

Sailmaker & Catamarans

Estaleiro Naval e Veleria desde 1987. A Bate Vento é renomada pela alta confiabilidade e qualidade do seus catmarans de lazer e serviços.

Contatos

+55 (98) 98807-5462
+55 (98) 3227-1970
batevento@batevento.com.br

Endereço

Rua da Mangueira de Baixo - Sitio do Tamancão, Nº3 - Alto da Esperança

CEP: 65082-195
São Luis - MA - Brasil

Rolar para cima