Como ganhar mais tempo sem correr tantos riscos na praticagem

Uma oportunidade de se ter travessias mais rápidas e embarques mais seguros

Nesse artigo você poderá observar como aumentar a segurança dos embarques nos navios e ainda ganhar mais tempo livre nos traslados dos portos até a embarcação com o uso de pilot boats que geram maior produtividade e redução de riscos.

Atualmente é forte a pressão de diversos setores pelo aumento de produtividade e diminuição dos custos na marinha mercante.  É comum vermos por aí algumas criticas quanto à remuneração dos práticos. Mas pouco se fala dos riscos da atividade que por muitas vezes resultam em acidentes fatais.

São inúmeros riscos corridos pelos práticos afim de garantir a segurança das manobras e da operação. O livro  “Crossing the Bar: The Adventures of a San Francisco Bay Bar Pilot”  escrito pelo Capitão Americano “Paul Lobo” está repleto de situações de risco, acidentes e fatalidades sofridas por práticos.  Os tipos de acidentes variam de relato para relato mas a frequência de acidentes no momento de embarque nos navios impressiona.  No Brasil a realidade é a mesma ou pior. A exemplo disso vimos o caso recente, de fevereiro de 2019, no Porto de Itaguaí, que ao tentar acessar o navio para realizar o procedimento de ancoragem infelizmente o prático caiu no mar e veio a óbito.

As causas principais dos acidentes muitas vezes são relacionadas a condições climáticas adversas, falha mecânica ou erro humano.  Os especialistas em gestão de risco e segurança analisam caso a caso, mas em grande parte atribuem os acidentes a um conjunto de fatores e a uma sucessão de equívocos, pois raramente apenas um fator isolado é responsável pelo desencadeamento de um acidente grave. O fato é que é sempre melhor prevenir do que remediar. 

Não existe nenhum ou muito pouco controle sobre as intempéries climáticas e somente se pode contar com previsões para evitar o enfrentamento de condições muito adversas. Uma vez na água se é totalmente dependente das habilidades humanas, equipamentos de segurança e confiabilidade das embarcações.

As habilidades humanas estão sempre a prova decisiva. Preparação intensiva, treinamentos de reciclagem e perícia são cruciais na adversidade e sempre devem ser aprimorados. Mas entre os  fatores de segurança que se pode ter mais controle estão os equipamentos e barcos dos práticos ou Pilot Boats.

Uma rajada de vento mais forte e um mar agitado podem ser suficientes para desestabilizar o Pilot Boat no momento mais delicado da operação que é no embarque do navio.  É necessário que seja feito todo o possível para mitigar esses riscos.

É exatamente nesse ponto que se pode observar uma defasagem imensa das lanchas de praticagens atuais com os potenciais de ganhos em performance e segurança da próxima geração de Pilot Boats.

O momento de se atacar a escada quebra-peito é o mais perigoso da operação. É crucial que possa ter total confiança no barco de apoio. Se faz necessário um barco mais leve para ser ágil nas manobras sem perder a estabilidade e que consiga responder rapidamente aos comandos quando requisitado para agir com precisão principalmente em caso de emergências.

Pilot Boats Atuais X Novos Pilot Boats

Atualmente além das lanchas das praticagens serem vampiros de combustível muitas estão em condições precárias e defasadas. A começar pela instabilidade causada pelo seu casco estreito e fino. Essa instabilidade é perigosa no mar, qualquer marola ou onda mais forte causam oscilações abruptas na lancha desequilibrando timoneiro, tripulação  e principalmente o prático, que pode estar em situação de perigo iminente tentando alcançar a escada do navio.

Em contraponto à instabilidade sofrida dado o formato dos cascos das lanchas, o multicasco apresenta muito mais estabilidade devido a sua maior sustentação sobre a água. Ao se comparar as angulações de oscilações sofridas por uma lancha e um catamarã nas mesmas condições de mar mais agitado, fica evidente  a estabilidade superior do multicasco proporcionando muito mais equilíbrio e segurança para sua tripulação.  Em mares revoltos e em choques com os navios pode-se encontrar relatos de lanchas que capotaram, sendo que em condições semelhantes dificilmente um catamarã capotaria.

Outro ponto importantíssimo e muitas vezes relegado são as manobras de evacuação do costado do navio. Quase nada é dito nos casos de acidentes de práticos que despencam de escadas quebra-peito mal conservadas, o que ocorre com certa frequência. O uso de coletes salva vidas é fundamental em casos de homem ao mar, mas vale lembrar também os inúmeros casos de acidentes em que não se cai diretamente na água. É comum os relatos de acidentes onde se escorrega e se cai em cima do pilot boat e não na água. Outras ocorrências relatam homens imprensados entre o navio e o barco de apoio. O alcance do prático À escada quebra-peito deve ser feito com muita atenção e perícia mas, uma vez que o prático alcançou e se firmou na escada é exigido do Pilot Boat que se afaste com rapidez e agilidade do costado para evitar o choque com o barco de apoio em caso de queda.

Uma vez mais se pode constatar certa limitação nesse tipo de manobra por parte das lanchas atuais. É necessário uma guinada rápida para se afastar o barco a uma distância segura do costado. Em caso de homem ao mar e resgate na água a lancha pode demorar minutos preciosos até fazer  a volta completa e retornar ao ponto da queda.

Equipado com dois motores, um em cada casco, o catamarã consegue  facilmente fazer um giro de 360º sobre seu próprio eixo colocando um motor avante e outro a ré. Esse potencial agiliza as manobras de afastamento do costado e permite manobras muito mais curtas, próximas de locais de acidente ou até mesmo em canais estreitos ou píer congestionado. 

Nos casos de incidentes que se tenha alguém na água uma preocupação muito grande é o risco de acidentes com as hélices dos motores, além de barcos com costados altos que dificultam o resgate e reembarque. Ao contrário das lanchas, a popa do Catamarã Pilot Boat possui altura praticamente rente À linha d’ádgua  facilitando o acesso e permitindo o embarque de quem está no mar e ainda sim protegido dos motores pela distância  de mais de 2 metro que as hélices estão afastadas da popa em direção ao centro do multicasco.

POWER BOAT - POWER NAP

Mas não são apenas essas  evidências objetivas que podem tornar a praticagem mais segura. Existem muitos fatores subjetivos que podem tornar a particagem alem de mais segura, mais produtiva e menos estressante. Uma delas é a recuperação do cansaço.

Turnos noturnos, escalas de trabalho cansativas e longas jornadas sem o devido reparo do são estressantes e perigosas. Por vezes é possível ver  a tripulação de prontidão sem descanso por turnos inteiros ou os barcos da praticagem fundeados em alto mar por horas, aguardando a manobra. Todos respondendo ao chamado do dever, mas o adicional de um descanso rápido e adequado pode ser um milagroso reparador. 

Dirceu Rodrigues Alves Junior, médico e diretor de comunicação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) relata que 60% dos acidentes rodoviários envolvendo motoristas profissionais são causados por sono (42%) e fadiga (18%). Não existem dados precisos que apontem o impacto do sono e do cansaço na tripulação dos barcos da praticagem, mas podemos afirmar com certeza que a pessoa sonolenta e fadigada é menos produtiva e pode ser um risco extra.

O Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos colocou um time de médicos, liderados por Alan Hobson, M.D., Robert Stickgold, Ph.D., e colegas da Universidade de Harvard num estudo que mostrou os benefícios do hábito de cochilar. Este também provou que em alguns casos este hábito poderia elevar ao máximo a performance de algumas pessoas. Um trecho diz: "O principal ponto é: nós deveríamos deixar de nos sentir culpados em tirar um cochilo (ou "power-nap") durante o trabalho".

Na Austrália, os motoristas caminhoneiros de transportadoras são obrigados a parar para um cochilo de pelo menos 15 minutos nos intervalos dos trechos ou quando sentem o sono bater.

O fato é que, dada a rotina estressante das manobras, os trabalhos noturnos e as escalas exaustivas, um descanso reparador de alguns minutos é muito bem-vindo para melhorar a produtividade e aumentar a segurança.  Grande parte das zonas de praticagem não possuem alojamentos confortáveis e muito menos as lanchas atuais dispõem de acomodações adequadas.

Com a escolha acertada de um dos modelos de catamarã para servir de Pilot Boat  é possivel se obter leitos e camarotes confortáveis na própria embarcação. Tais leitos servem bem ao propósito de “cochilos” rápidos e restauradores bem como para longas esperas que por diversas vezes ocorrem. Alem é claro de espaços mais confortáveis para se enfrentar a dura e perigosa rotina.

A proposta pode parecer um luxo adicional mas é simples: Mais conforto, mais descanso, menos stress, menos riscos.

Com os profissionais mais atentos e dispostos se pode obter ganhos significativos de segurança e de produtividade.

Mas ainda existe um outro segredo no ganho de produtividade

Por mais que existam lanchas de apoio com motores potentes muitas vezes não se consegue desenvolver a velocidade máxima. Primeiro porque os barcos não possuem estabilidade suficiente e tornam viagens muito rápidas inseguras. Segundo porque a pancada na água e nas ondas se torna muito forte impactando na estrutura dos pilot boats atuais.

O segredo do aumento de performance nos novos Pilot Boats não está na motorização, mas sim na hidrodinâmica e estrutura dos cascos. Alem de mais estáveis os novos catamarãs tem um peso de deslocamento menor  e geram menos arrasto. Se o multicasco for construído no modelo de monobloco, no qual vigas e cascos estão unidos em bloco, se configura uma estrutura muito mais robusta que enfrenta mares mais pesados, batendo muito menos que as lanchas atuais e, consequentemente, desenvolvendo maiores velocidades  sem exigir tanta potência do motor.

O resultado da maior hidrodinâmica com menor motorização, por incrível que pareça, é maior velocidade com menor consumo de combustível.

Seguindo a lógica, isso significa capacidade de se realizar mais viagens ou traslados no mesmo período enfrentando condições mais adversas queimando menos óleo.  Em resumo os traslados mais rápidos executados pelos novos Pilot Boats significam viagens mais curtas,  menos choques com água, maior produtividade e menos consumo, aumentando também a lucratividade da operação e diminuindo a pressão por redução de custos da praticagem.

Detalhamento em .PDF

O estaleiro Bate Vento tem acompanhado de perto as operações do catamarã BV 37 Pilto Boat durante dois anos de operação, prestando manutenção, registrando custos, observando ponto a ponto e realizando melhorias para o modelo de 2020.

Por conta deste acompanhamento direto existe a possibilidade de abrir os números do estaleiro para comparação e demonstração, basta clicar no botão abaixo para baixar esse detalhamento em .PDF

Ao baixar o .Pdf você também poderá acessar a página ilustrada especial na qual se pode conferir em detalhes:

Catamaran-Pilot-Boat-Bv-36

- Como alcançar o navio com mais estabilidade (Video)

- Como se obter maior segurança no reembarque no caso de homem ao mar

- Dados e números da operação do BV 37 no Porto Do Itaqui

- Como o gasto de combustível fica abaixo da própria curva de consumo fornecida pelo fabricante dos motores

- Como atingir 30 nós com apenas 250 HP

- Especificações Técnicas Detalhadas

- Performance de navegação e encalhe na praia ( Video)

- Giro no Eixo 360º ( Video)

- Layout camaratoes e toilete (Ilustração)

- Detalhes cascos e embarcação  (Fotos)

BV 37 PILOT BOAT

A Experiência do Catamarã BV 37 PILOT BOAT em operação no porto do Itaqui demonstrou como se obter maior segurança e muito mais produtividade que podem ser facilmente alcançadas apenas com a renovação da frota.

Tal ganho de produtividade pode gerar mais tempo livre  ou  aumento no número de viagens e geração de maior lucratividade sem abrir mão da segurança. 

Em temos de produtividade na prática o que se conseguiu atingir foi:

MAIS:
+ Viagens por dia
+ Espaço
+ Conforto
+ Atenção
+ Segurança
+ Estabilidade

MENOS:
- Risco
- Arrasto
- Manutenção
- Consumo
- Pancadas na água
- Calado

Veja em detalhes as características dos Novos Pilot Boats que proporcionam mais segurança e produtividade.

Se a praticagem realmente deseja ter condições mais seguras de trabalho com um ganho robusto de lucratividade e performance essa é a hora de dar uma passo a frente e conhecer os Novos Modelos  Pilot Boats  

Baixe o .PDF e acesse a página ilustrada com fotos, vídeos, especificações técnicas, e detalhamentos das características dos Novos Pilot Boats que proporcionam mais segurança e produtividade.

Novo Pilot Boat Catamarã BV 37

Baixe o .PDF e tenha acesso a página ilustrada com descrições e detalhamentos do BV 37 Pilot Boat.

Ebook-BV-37-Pilot-Boat

Você vai ver:

  • Como alcançar o navio com mais estabilidade (Video)
  • Como se obter maior segurança no reembarque no caso de homem ao mar
  • Dados e números da operação do BV 37 no Porto Do Itaqui
  • Como o gasto de combustível fica abaixo da própria curva de consumo fornecida pelo fabricante dos motores
  • Como atingir 30 nós com apenas 250 HP
  • Especificações Técnicas Detalhadas
  • Performance de navegação e encalhe na praia ( Video)
  • Giro no Eixo 360º ( Video)
  • Layout camaratoes e toilete (Ilustração)
  • Detalhes cascos e embarcação  (Fotos)
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