ESTALEIRO DE CATAMARÃS
A Melhor Estrutura de Construção de Catamarãs do Brasil desde 1987
Bate Vento - Sailmaker & Catamarans se mantém como um dos poucos estaleiros do Brasil a fabricar ininterruptamente seus projetos atendendo ao mercado náutico e difundindo os multicascos desde 1987.
Com uma média de produção de 3 a 4 embarcações por ano foram dezenas de embarcações produzidas ao longo de mais de duas décadas. De pequenos multicascos à vela, a grandes catamarãs de cruzeiro oceânico para uso privado e charter, além de catamarãs para serviço e turismo.
O sistema de construção estrutural adotado para cascos, anteparas e vigas, utiliza o compósito de laminação em espuma de alta densidade célula fechada PVC ( Divinycell foam cored) , resinas epóxi e poliéster isoftálicas, tecido multiaxial e unidirecional, tornando o conjunto completamente rígido, leve e resistente. Desde 2016 atualmente as peças são produsitas com composite por infusão a vácuo.
Os mais de 36 anos de experiência em multicascos e a pesquisa permanente tornaram a Bate Vento especialista em soluções simples e realistas, fazendo desta marca um sinônimo de funcionalidade e preços competitivos internacionalmente.
O nosso entendimento sobre a realidade náutica do mercado de multicascos é o compromisso com a qualidade do produto e a satisfação do cliente. Esta premissa básica definiu o processo e a estrutura produtiva adotada pela empresa. Portanto, acreditamos que apenas através do processo de produção artesanal, podemos oferecer maior flexibilização para atender as necessidades dos nossos clientes, garantir um acompanhamento com maior acuidade na construção dos barcos e ter agilidade para incorporar novas tecnologias.
2009 foi um ano de grandes investimentos e ampliações. A começar pelo novo estaleiro com maior área, maquinário modernizado e aumento na capacidade de produção. Independentemente do momento de investimentos na empresa mantémos nosso compromisso social ao longo de todos esses anos. Na produção dos nossos barcos, treinamos e envolvemos a mão de obra da comunidade local, que participa diretamente na busca de novas soluções. Como costumamos falar, não somos apenas operários, mas sim fazedores de barcos.
Paralelamente à construção naval, a empresa adquiriu know how suficiente para estruturar a divisão Bate Vento Sailmaker: uma veleria completamente montada com equipamentos específicos, importando tecidos e componentes diretamente da Bainbridge/Aquabatten para atender a encomenda de velas para barcos de cruzeiro em geral, com qualidade garantida.
A partir de 2016 a Bate Vento integrou-se ao grupo Interatlântica, que entre várias de suas atividades atua na área de estaleiros de barcos de aço para serviços, passageiros, ferryboats e ainda executa amarração de navios em vários portos, administra várias travessias de ferry boats e inúmeras outras atividades no segmento naval.
Além de continuar com a atividade em embarcações para lazer e esporte, passou a atuar fortemente também no segmento de barcos de serviços, mantendo sua expertise em multicascos produzidos em composite. Passamos a produzir Pilot Boat, catamarãs para Praticagem (BV 37 Pilot), Catamarãs para transporte de passageiros em alta velocidade, (BV Cat Ferry 24m 220 passageiros), píers para marinas e portos (BV Píer), embarcações de passageiros e turismo (BV26 ETP e BV 43 ETP), além de execução de serviços de manutenção e reformas.
Para tanto, além do investimento administrativo e financeiro, incorporou-se de novas tecnologias, treinamento de mão de obra, a assim como abertura de uma filial e construção de novo galpão em terreno próximo a área portuária de São Luís MA. Investimos em um novo galpão com área de produção com 1200 m², construído em estrutura metálica, com 60 metros de profundidade, 20 metros de boca e 8 metros de pé direito. Atualmente ao anexo estamos construindo unidade administrativa e de produção paralela de apoio a construção naval base.
Portanto, atualmente a Bate Vento dispõe de duas unidades de produção em terrenos próprios a beira do mar, com 1200 m2 cada uma delas
Nesta área do grupo, um segundo estaleiro para construção pesada e reparos de embarcações de aço também vem sendo instalado, com diques e carreira para encalhe de grandes embarcações.
Além das inversões em novos projetos e infraestrutura, investimos em tecnologia na produção, que antes era 100% manual, atualmente produzimos composite por infusão a vácuo.
Entre em contato para discutir o seu projeto e seguir na realização dos seus objetivos.