CatAlixo

Embarcação catamarã para remoção de resíduos sólidos aquáticos flutuantes

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- Demanda Pela Limpeza das Águas de Lagos, Rios e Baías

Provocada por demandas para limpeza de lixo flutuante, orgânico ou não, proveniente de várias cidades brasileiras que são cortadas por rios ou dispõem de lagos e alagados em sua área urbana, a Bate Vento adaptou um equipamento denominado mundialmente de Trasher skimmer, que consiste  numa embarcação catamarã que vem equipada com uma pá mecânica vazada e uma caçamba, com propulsão própria, que se destina a coleta desta poluição ou lixo sólido flutuante, sobretudo  em trechos de rios ou lagos, manguezais, vegetação ribeirinha, aguapé, etc., em áreas urbanas.

O propósito é um equipamento de pequeno porte, de operação econômica e simples, que atue também em lugares raso e locais com espaço restrito, nesse tipo de ambiente.

Devido ao grande volume de lixo acumulado nas áreas aquáticas brasileiras, provocado pela falta de saneamento, excesso de erosão, pela deficiente coleta de lixo e outros fatores de degradação ambiental, sobretudo nas áreas urbanas, se faz indispensável o fornecimento deste equipamento de coleta de lixo aquático, de tal forma que fosse ofertado em construção em série e padronizada, como demais equipamentos rodoviários de coleta de lixo.

A operação:

-Coleta Do Lixo Flutuante Diretamente para Caçambas

A operação consiste do deslocamento da embarcação, CATaLIXO, nas áreas designadas, com dois tripulantes, para efetuar a coleta do lixo flutuante com a pá mecânica e o mesmo será despejado na caçamba devidamente montada entre os cascos.
O equipamento, CATAaLIXO, com a caçamba ou container já carregada, que se engasta entre os cascos, se deslocará até uma rampa ou local apropriado na margem, para que esta seja desacoplada para retirada dos resíduos.
No momento, outra caçamba vazia poderá ser imediatamente acoplada, para que a operação não se interrompa, enquanto o lixo seja removido daquela que foi deixada na margem para retirada dos resíduos e seu devido destino.

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A manutenção:

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A manutenção da motorização e propulsão será a padrão efetuada em motores de popa 4 tempos, assim como de motores elétricos de corrente contínua utilizados em carros off road, tipo “jeep”.
Os painéis solares são de baixa manutenção, ou praticamente nenhuma, apenas a revisão e acompanhamento dos reguladores de cargas, das baterias e instalações elétricas.
Os cascos ou flutuadores de fibra de vidro resistentes a oxidação, caso não haja acidentes com perfurações, se resume a praticamente a limpeza com água, sabão e escovas e ou pintura antiencrustante de fundo a cada seis meses, quando operados em água salgada.
A estrutura metálica será repintada pelo menos um período de cada 3 anos, ou conforme garantias.
Os cabos e polias deverão ter manutenção e observação diária, com limpeza e lubrificação para o bom funcionamento do sistema, assim como do equipamento como um todo, deverá ser mantido devidamente limpo.

CATaLixo

Barco de Serviço para remoção de resíduos sólidos aquáticos flutuantes

Descrição do equipamento:

CatAlixo: Especificações Técnicas

Comprimento casco fibra: 7,60 m
Comprimento total: 8,83 m
Pontal: 0,70 m
Boca do casco: 0,80 m
Boca Total: 2,80 m
Calado: 0,30 m
Peso: 2700 kg
Capacidade Carga: 3000 kg
Altura total: 3,05 m
Motorização popa 4T: 60 HP
Motores elétricos carga:: 4 X 1 Hp
Baterias serviço: 4 X 220 A
Bateria partida: 1 X 100 A
Painel solar: 8 X 150 W

O equipamento denominado CATaLIXO, é um catamarã composto por dois flutuadores, de fibra de vidro estruturados, laminados com resina poliéster, mantas e tecidos WR 600 e 800, cobertura em gel coat isoftálico com NGP proteção ao UV, com quatro compartimentos estanques e tampas de inspeção. Comprimento de 7,60m, pontal 0,70 m e boca de 0,80m, espessura casco 5 mm. No interior de cada casco flutuador serão montadas duas baterias de serviço alimentadas por energia solar, uma caixa de água potável polietileno 50 l, uma bomba de esgote e uma de pressurização de água potável.

A união dos cascos é feita por uma estrutura tubular e perfis de vigas em aço, com tratamento com primer epóxi e pintura acabamento PU. Esta estrutura além ter a função de união dos cascos flutuadores, será responsável pela composição estrutural do casario, na qual será montada a pá mecânica para carregamento dos resíduos, o sistema de acoplamento da caçamba, base para a coberta e na popa o comando com o suporte do motor.

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Sobre a coberta serão instalados os 8 painéis solares para captação de energia que alimentarão as quaro baterias para funcionamento dos motores de corrente continua 1Hp e todo sistema elétrico. Também sobre a cobertura, serão instaladas as luzes de navegação; sob a mesma, luminárias de iluminação de convés.

Na popa ficará o cavalete em aço para suporte do tanque de combustível e do motor de popa, com potência recomendada de 60 HP, como também o comando com console e banco do piloto. No console de comando estará disponível a manete e comandos do motor, volante de direção, instrumentos de monitoramento do motor, regulador de carga de energia solar, painel elétrico, disjuntores de acionamento dos motores que funcionarão a pá mecânica, de acoplamento e desacoplamento da caçamba para transporte de resíduos. Também no comando serão montados os 4 motores elétricos para operação do sistema pá/caçamba.

A passarela de comando permite acesso aos dois lados da embarcação, boreste e bombordo. Será disponibilizado ao alcance do piloto uma mangueira de 3 m com ducha pressurizada de água.

Nas laterais, ou bordos sobre o casco, serão os conveses de BE e BB que ligam proa a popa da embarcação e auxiliam na manobra e operação, assim como os cabeços, dois para cada lado, para atracação da mesma.

Na parte central da embarcação, entre os cascos flutuadores, será montada a caçamba em tela vazada 1cm X 1cm, apenas para água escorrer, com sistema de trilho, polias, cabos e engates, para que seja acoplada ou desacoplada conforme o momento da operação, capaz de transportar 3m³ de resíduo sólido ou lixo.

À vante, ou melhor na proa, será instalada uma pá mecânica confeccionada com estrutura de aço e tela vazada. Em operação, esta pá mergulhará na agua quando for abaixada para recolhimento do lixo flutuante, e será acionada, levantando até ao ponto que os resíduos coletados sejam despejados dentro da caçamba. Este acionamento se dará por meio de motores elétricos corrente contínua, polias, cabos de aço e engates.

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