Ganhe mais tranquilidade e produtividade na praticagem
Os novos Catamarãs Pilot Boat da Bate Vento demonstram ganhos significativos principalmente em 3 áreas: Segurança, Performance e Lucratividade
1º Segurança
- Embarques mais seguros tanto nos portos quanto nos navios:
O embarque nos navios é um dos momentos mais perigosos da praticagem. Qualquer deslize ou desequilibrio pode ser fatal. Os multicascos sofrem menos istabilidade do que as lanchas monocasco. Além de ser mais seguros nas ondulacões devido aos seus 2 cascos o o BV 37 possui Patilhão Elevado para acesso a escada quebra-peito, estabilidade superior às lanchas monocascos em mares agitados, acesso a locais rasos devido ao se baixo calado. Todos esses fatores contribuem para a estabilidade e segurança nos embarques e desembarques.
- Resgate de homem ao mar pode ser mais fácil e rápido
O BV 37 possui popa aberta com degrau na altura da linha d’agua mais uma escada retrátil acoplada que vai a 60cm de profundidade. Assim o reembarque de alguém que esteja na água é muito mais rápido e facilitado em casos de emergência.
- Redução de risco por estresse: Mais Conforto e Mais Espaço
Espaçoso e confortável, dimuni tensão por ter menos pancadas na água, camarotes com leitos e toalietes para repouso
2º Performance
-Barco mais resistente mesmo sendo mais leve do que as lanchas de mesmo porte
A razão dessa força e leveza se deve aos materiais, métodos construtivos e principalmente ao projeto único desenhado para atender a praticagem. O Catamarã BV 37 Pilot Boat é construído em monobloco, o que significa que suas estruturas de casco, vigas e plataforma constituem um bloco único o que reduz estresse dos materiais em juntas e amarrações estruturais.
Os materiais construtivos são fibra de vidro, PVC foam cored e poliéster laminado a vácuo. Materiais muito leves que adquirem resistência tremenda na metodologia construtiva do composite laminado a vácuo como no caso do BV 37. Os cascos ainda são construídos com dupla laminação o que resulta em uma resistência maior que a do aço com bem menos peso.
Leve, robusto e ágil.
Como um barco para o prático deve ser
- 30 nós com apenas 2x 250 HP
Devido a sua leveza e hydrodinâmica dos cascos o novo Pilot Boat BV 37 não demanda muita potencia de motorização. O barco consegue desenvolver velocidades acima de 30 nós com 2 motores de 250 HP ou com a opção de uma motorização menor com 2 motores de 170 hp pode desenvolver 26 Knots a apenas 2.600 a 3.000 rpm
- Giro 360º
Facilidade de manobras em canais e áreas portuárias estreita e agilidade em casos de emergência.
Equipado com dois motores, um em cada casco, o catamarã consegue facilmente fazer um giro de 360º sobre seu próprio eixo colocando um motor avante e outro a ré. Esse potencial agiliza as manobras de afastamento do costado e permite manobras muito mais curtas, próximas de locais de acidente ou até mesmo em canais estreitos ou píer congestionado.
- travessias mais rápidas sem pancadas na água
Um dos pontos principais que permite o BV 37 atingir velocidades de 30 nós sem tanta motorização é sua altura e menor are de arrasto. Com mais hydrotinamica se necessita de menor motorização e seu formato enfrenta melhor as ondas mantendo a plataforma alta evitando impactos fortes com as ondas.
Esse desempenho pode aumentar os intervalos de descanso ou o número de viagens por dia. Deve-se observar o efeito de se ter menos impactos com a água na diminuição de custos de manutenção da embarcação e no conforto dos traslados. O resultado é uma viagem tranquila e rápida, sem pancadas fortes com a água em mares médios.
3º Lucratividade
- Menor consumo de combustível:
O consumo de combustível está abaixo da concorrência e abaixo da própria curva de consumo fornecida pelo fabricante dos motores. O consumo de diesel é de apenas 32 l. / hora em regime de cruzeiro com uma autonomia de operação de 17 horas continuas sem reabastecimento.
- Manutenção especializada e mais em conta:
O custos de manutenção são sobretudo as preventivas e obrigatória por mês, se situando na faixa de 6% do investimento ao ano, assim como a manutenção é feita diretamente pelo próprio estaleiro de forma ágil e desburocratizada.
Sem citar o valor do investimento da embarcação, que está abaixo da concorrência fornecedora de embarcações convencionais.
- Acesso a Locais rasos para embarque e encalhe para limpeza ou manutenção graças ao baixo Calado
Outra grande vantagem oferecida pelo catamarã BV 37 Pilot Boat é o seu baixo calado, poder ter acesso a locais rasos para embarque e desembarque, sua estrutura construtiva permite encalhar em praias abrigadas, tanto para o seu fundeio e atracação por tempo ilimitado, como para limpeza de fundo e manutenção regulares sem necessidade de docar. Uma enorme vantagem para várias regiões do país com relevo de muitos baixios e de pouquíssima infraestrutura de apoio para atracação e ou manutenção.
0
KNOTS0
LITROS/HORA0
CAMRATOES0
DE CALADOEspecificações Técnicas - BV 37 PILOT BOAT
Comprimento total: 11,50 m.
Comprimento na Linha Dágua: 11,30 m.
Boca máxima: 5,95 m.
Boca do Casco: 1,30m
Pontal do casco: 2,00m
Pé direito cabine central: 2,10m
Pé direito nos cascos: 1,90m
Calado: 0,60 m.
Deslocamento: 6.000 kg
Tipo de fundo: Em U aberto na popa
Material do casco: Fibra de vidro/PVC foam cored/poliéster laminado a vácuo
Velocidade 2.600 a 3.000 rpm: 20 a 26 nós
Consumo médio diesel / hora: 40 litros
Autonomia de operação: 17 horas
Número de banheiros: 01 completo
Capacidade de passageiros: 05
Número de leitos para tripulantes: 2 individuais
Tanques combustíveis: 2 x 350 L
Tanques de água: 2 x 200 L
Projetista: Sérgio Marques
Construtor: BATE VENTO – Sailmaker & Catamarans