Mas ainda existe um outro segredo no ganho de produtividade
Por mais que existam lanchas de apoio com motores potentes muitas vezes não se consegue desenvolver a velocidade máxima. Primeiro porque os barcos não possuem estabilidade suficiente e tornam viagens muito rápidas inseguras. Segundo porque a pancada na água e nas ondas se torna muito forte impactando na estrutura dos pilot boats atuais.
O segredo do aumento de performance nos novos Pilot Boats não está na motorização, mas sim na hidrodinâmica e estrutura dos cascos. Alem de mais estáveis os novos catamarãs tem um peso de deslocamento menor e geram menos arrasto. Se o multicasco for construído no modelo de monobloco, no qual vigas e cascos estão unidos em bloco, se configura uma estrutura muito mais robusta que enfrenta mares mais pesados, batendo muito menos que as lanchas atuais e, consequentemente, desenvolvendo maiores velocidades sem exigir tanta potência do motor.
O resultado da maior hidrodinâmica com menor motorização, por incrível que pareça, é maior velocidade com menor consumo de combustível.
Seguindo a lógica, isso significa capacidade de se realizar mais viagens ou traslados no mesmo período enfrentando condições mais adversas queimando menos óleo. Em resumo os traslados mais rápidos executados pelos novos Pilot Boats significam viagens mais curtas, menos choques com água, maior produtividade e menos consumo, aumentando também a lucratividade da operação e diminuindo a pressão por redução de custos da praticagem.
Especificações Técnicas - BV 37 PILOT BOAT
Comprimento total: 11,50 m.
Comprimento na Linha Dágua: 11,30 m.
Boca máxima: 5,95 m.
Boca do Casco: 1,30m
Pontal do casco: 2,00m
Pé direito cabine central: 2,10m
Pé direito nos cascos: 1,90m
Calado: 0,60 m.
Deslocamento: 6.000 kg
Tipo de fundo: Em U aberto na popa
Material do casco: Fibra de vidro/PVC foam cored/poliéster laminado a vácuo
Velocidade 2.600 a 3.000 rpm: 20 a 26 nós
Consumo médio diesel / hora: 40 litros
Autonomia de operação: 17 horas
Número de banheiros: 01 completo
Capacidade de passageiros: 05
Número de leitos para tripulantes: 2 individuais
Tanques combustíveis: 2 x 350 L
Tanques de água: 2 x 200 L
Projetista: Sérgio Marques
Construtor: BATE VENTO – Sailmaker & Catamarans

Detalhamento em .PDF
O estaleiro Bate Vento tem acompanhado de perto as operações do catamarã BV 37 Pilto Boat durante dois anos de operação, prestando manutenção, registrando custos, observando ponto a ponto e realizando melhorias para o modelo de 2020.
Por conta deste acompanhamento direto existe a possibilidade de abrir os números do estaleiro para comparação e demonstração, basta clicar no botão abaixo para baixar esse detalhamento em .PDF
Ao baixar o .Pdf você também poderá acessar a página ilustrada especial na qual se pode conferir em detalhes:

- Como alcançar o navio com mais estabilidade (Video)
- Como se obter maior segurança no reembarque no caso de homem ao mar
- Dados e números da operação do BV 37 no Porto Do Itaqui
- Como o gasto de combustível fica abaixo da própria curva de consumo fornecida pelo fabricante dos motores
- Como atingir 30 nós com apenas 250 HP
- Especificações Técnicas Detalhadas
- Performance de navegação e encalhe na praia ( Video)
- Giro no Eixo 360º ( Video)
- Layout camaratoes e toilete (Ilustração)
- Detalhes cascos e embarcação (Fotos)
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