Sailmaker Division

 Quando você precisa de uma nova vela, recortar ou simplesmente reparar as suas velas usadas, você procura por um profissional que acrescente melhorias apropriadas ao seu inventário de velas e ao desempenho do seu barco. Este profissional é o veleiro, o 'Sailmaker' ,que deve dispor dos materiais, equipamentos e conhecimento para poder fazer o trabalho. Preferencialmente, que tenha atendimento personalizado, melhor preço, conhecimento e tecnologia. Afinal, todos esses aspectos são indispensáveis, mas é a forma de dedicação do profissional ao seu ofício de fazer velas que vai lhe garantir as velas certas para o seu uso.

   Após vários anos confeccionando velas para todos os modelos de catamarãs da BATE VENTO e atendendo outros estaleiros e clientes particulares, a partir de 1999 inauguramos uma divisão exclusiva para executar os serviços de veleria. A BATE VENTO - Sailmaker, é provavelmente uma das mais bem estruturadas do norte e nordeste do país, que além de contar com longa experiência acumulada, dispõe de maquinaria e equipamentos adequados para a produção de velas para regatas ou cruzeiro costeiro e de oceano; convencionais ou de alta tecnologia. Produz velas especiais para cada cliente com materiais e orçamentos diferenciados, desde o tradicional poliester 'dacron', aos laminados especiais em TWARON, KEVLAR, DIAX, etc. Todo o material utilizado na nossa produção é fornecido pela líder mundial de tecidos e laminados de velas de embarcações, a Bainbridge sailcloth acompanhada pela Aquabatten hardware, fabricante de talas e ferragens.

Sobre os materiais:

   Atualmente, com diversidade tecnológica há um amplo leque de materiais disponíveis para a confecção de velas adequadas aos diferentes tipos de usos e orçamentos. Costumamos classificar essa gama de ' tecidos ' disponíveis à produção das velas das embarcações em três grupos genéricos: o dos tecidos em poliester ou convencionais; os laminados e os de alta tenacidade modular.

Os convencionais :

Um bom material e o mais aplicado ao uso genérico em quase todas as velas é o tecido de poliester de pouca deformação, popularmente conhecido por dacron (marca registada da DuPont). Suas principais características são a boa durabilidade, elevada resistência e pouco estiramento. Além disso, resiste bem à abrasão e aos danos provocados pelo ultra violeta. O tecido de poliester como os demais aplicados nas velas, estão disponíveis e classificados em diferentes gramaturas de estabilidade, estiramento , capacidade de deformação (shape-holding), manutenção da forma ao longo do tempo de uso. Os tecidos com elevada estabilidade das fibras são os mais adequados aos barcos maiores e aos veleiros de travessias oceânicas; tecidos standarts, de regular estabilidade destinam-se aos barcos de tamanhos médio ou pequenos, ou melhor aos veleiros de navegação costeira e águas abrigadas. (Voltar ao topo.)

Os laminados:

Geralmente são tecidos colados em 'sandwich' com poliester e ou um filme de poliester conhecido por mylar (marca registrada da DuPont), que tem no núcleo fibras de poliester direcionalmente orientadas. Os tecidos laminados de velas são mais leves e oferecem menos estiramento que os convencionais, portanto, menor deformação na forma da vela em uso. No entanto, o custo da vela que utiliza os laminados, é maior devido ao trabalho adicional e ao tecido extra consumido na confecção de painéis radiais, em comparação às velas com painéis paralelos com tecidos convencionais. Na prática, a durabilidade das velas com tecidos laminados têm sido inferior às de tecidos convencionais (dacron). (Voltar ao topo.)

Materiais de alta tenacidade modular :

Os materiais de pouco peso, alta estabilidade e baixíssimo nível de estiramento como Vectran e Pentex , também já estão disponíveis em tecidos específicos para velas. São laminados nos quais as fibras são dispostas nos sentidos estabelecidos de tal forma que obtenha o mínimo de deformação. São aplicados nas chamadas top sails, velas com alta capacidade de sustentação da forma projetada, pouquíssima deformação quando submetidas a condições extremas de tração, leves e de custo bem acima das demais, que utilizam poliester.(Voltar ao topo.)

   Enfim, com os materiais que estão à disposição do sailmaker , incluindo ferragens, diferentes tipos de talas e acessórios, é possível propor ao usuário a vela mais adequada para navegar em finais de semana, ou cruzeiro/regata, grand prix racer ou oceano.

   Visite o site do nosso fornecedor de materiais: www.bainbridgeint.com

BATE VENTO SAILMAKER & CATAMRANS
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